Sinopse

CatálogoO livro reúne em entrevistas uma cobertura contundente do regime militar no país. Com a intenção declarada de manter viva a memória, considerando que resquícios daqueles anos penetraram com força na sociedade brasileira atual e muitos de seus problemas são sequelas da ditadura.

As entrevistas contam com 26 nomes de pessoas que, das mais diversas formas, viveram intensamente a luta contra o medo instalado de 1964 a 1985 e falam sobre a herança deixada para a democracia. São eles: Paulo de Mello Bastos, Dom Waldyr Calheiros, Brigadeiro Rui Moreira Lima, Capitão Fernando de Santa Rosa, Capitão Luiz Carlos de Souza Moreira, Coronel Ivan Proença, Dom Tomás Balduíno, Dom Pedro Casaldáliga, Tiuré Potiguara, Affonso Romano de Sant’Anna,  Alberto Dines, Evandro Teixeira, Milton Coelho da Graça, Silvio Tendler, Sérgio Ricardo, Dr. Hélio Bicudo, Dr. Modesto da Silveira, Dr. Marcelo Cerqueira, Dra. Rosa Cardoso, Cid Benjamin, Celso Lungaretti, Carlos Eugênio Paz, Aluízio Palmar, Marília Guimarães, Cecília Coimbra, Dra. Margarida Pressburger.

A escolha dos nomes mostra-se estratégica e vital do ponto de vista histórico e jornalístico. Este é um livro que se oferece desde já como documento essencial de pesquisa para o entendimento da história da ditadura militar e da atual política do país. A linguagem coloquial, que flui como numa conversa, contribui grandemente para prender o interesse do leitor.